Após a oitava vitória sem precedentes e recorde de Lionel Messi na Bola de Ouro, a adidas encomendou a criação de oito anéis icônicos de “campeonato” em ouro de 14 quilates – com cada design exclusivo homenageando as conquistas de Leo em uma vitória específica da Bola de Ouro.
Ainda este ano, cada anel estará disponível para leilão, e todos os lucros serão destinados a instituições de caridade selecionadas por Messi e adidas.
Mais informações sobre os anéis:
Os intrincados detalhes do design dos anéis dão vida à magia da jornada de Leo Messi para se tornar o maior jogador de futebol de todos os tempos.
2009 – El Beso
O anel que marca a primeira vitória de Leo na Bola de Ouro mostra sua infame celebração do beijo na bota na final da Liga dos Campeões de 2009. Sua chuteira adidas F50i caiu depois que ele cabeceou no segundo dos dois gols que garantiram a glória do Barcelona nas mãos do Manchester United, no Stadio Olimpico.
Além da ocasião (Lionel Messi – Final da Liga dos Campeões – Stadio Olimpico) escrita ao redor da imagem no topo do ringue, ‘El Beso’ está gravado na lateral, assim como o icônico número 10 de Leo.
2010 – Apunta al cielo
Este anel presta homenagem à agora icónica celebração do golo de Leo, na qual ele aponta para o céu em dedicação à sua falecida avó, que desempenhou um papel importante na sua infância.
‘Apunta al cielo’ (‘apontar para o céu’ em espanhol) está escrito ao redor da imagem no topo do anel, assim como MMX denotando o ano de 2010 em algarismos romanos. Nas laterais, LX (algarismos romanos para 60) faz referência ao número de gols marcados por Leo em 2010, enquanto uma coroa sutil retirada do brasão nacional argentino é uma referência adicional às suas raízes.
2011 – A CABRA
A terceira Bola de Ouro consecutiva de Leo em 2011 fez com que as pessoas acreditassem que ele era o GOAT (o maior de todos os tempos).
Este anel celebra exatamente isso, com a imagem de uma cabra vista subindo nas patas traseiras cercada por ‘Lionel Messi’. A cabra.’. A lateral do anel enfatiza isso novamente com um impactante ‘GOAT’ esculpido.
2012 – El Ano
Este anel é uma homenagem ao ano recorde de gols de Leo. O poderoso ’91’ cercado por 91 pequenas bolas de futebol no topo do ringue faz referência à quantidade de gols que Leo marcou pelo clube e pela seleção em 2012.
A lateral do ringue tem ‘El Año’ gravado nele, que é como muitos fãs se referem ao ‘Ano’ em que Leo fez história ao marcar mais gols do que qualquer um jamais marcou em um único ano civil.
2015 – Liga dos Campeões de La Cuarta
Todos os jogadores de futebol sonham com a glória europeia. Os quatro troféus e a escrita no topo deste anel fazem referência a Leo vencendo sua quarta (‘quarta’) Liga dos Campeões com o Barcelona.
Neste contexto, os quatro anos em que venceu (2006, 2009, 2011, 2015) estão escritos em algarismos romanos, enquanto ‘Campeón’ na lateral do ringue faz referência ao verdadeiro campeão que Leo Messi se tornou.
2019 – 6º prémio Chuteira de Ouro Europeia
As seis chuteiras adidas no topo deste ringue, rodeadas por seis bolas de futebol e a ‘IIIIII Bota de Oro Europea’, celebram a conquista de Leo pelo sexto prémio Chuteira de Ouro Europeia em 2019.
Os anos em que Leo ganhou o prêmio (2010, 2012, 2013, 2017, 2018, 2019) estão gravados na borda superior, enquanto a quantidade de gols que ele marcou na liga em cada uma das temporadas em que ganhou o prêmio (34 (2009- 10), 50 (2011-12), 46 (2012-13), 37 (2016–17), 34 (2017–18), 36 (2018–19)) são mostrados nas laterais.
2021 – O Primeiro Troféu Internacional
Este anel é uma homenagem ao momento em que Leo finalmente encontrou a glória com a Argentina no título da Copa América de 2021. Comemorando a vitória da Argentina contra o Brasil, o topo do ringue vê o símbolo nacional (El Sol de Mayo – o Sol de Maio) no topo do continente sul-americano, cercado pelo apelido da seleção nacional ‘La Albiceleste’ (espanhol para ‘o branco e céu azul’).
A data da vitória (10 de julho de 2021) está gravada na borda do ringue em algarismos romanos, enquanto na lateral vemos ‘Campeón sudamericano’ (espanhol para ‘Campeão Sul-Americano’). Abaixo dele, um símbolo de aperto de mão no brasão nacional argentino faz referência à unidade da seleção que conquistou o décimo quinto título da Argentina na Copa América – o primeiro do país desde 1993.
2023 – Vencedor da Copa do Mundo
As três estrelas no topo deste anel representam Leo inspirando a Argentina a vencer sua terceira Copa do Mundo no Catar em 2022. Este foi sem dúvida o momento poético e definidor de sua vitória na Bola de Ouro em 2023, quando ele foi eleito o melhor jogador do torneio, vencendo a Bola de Ouro.
‘Campeón del Mundo 2022’ (espanhol para ‘Campeão da Copa do Mundo de 2022’) envolve este visual, enquanto as duas figuras de cada lado do ringue representam as figuras do Troféu da Copa do Mundo da FIFA segurando a