A fase de grupos da UEFA Champions’ League 2023/24 está a chegar ao fim; fique por dentro dos jogos finais da sexta rodada. Acompanhe toda a ação ao vivo no SuperSport.
Terça-feira, 12 de dezembro
Lens x Sevilha (18h45)
As derrotas na quinta jornada garantiram que nenhuma destas equipas chegasse aos oitavos-de-final, mas um lugar na UEFA Europa League está em disputa e o Sevilha terá de vencer se quiser negar essa vaga à equipa francesa. “Podemos ver que estamos a crescer a cada jogo, tanto nos bons como nos maus momentos”, disse o treinador do Lens, Franck Haise. “Se conseguirmos criar mais algumas memórias para um clube que não está na Europa há muitos anos, com muitos jogadores inexperientes, e um clube inexperiente em geral a este nível, então espero que consigamos.”
Fatos da partida: O Lens receberá o Sevilla pela primeira vez em um jogo europeu. Têm um registo de 100 por cento de vitórias frente a equipas espanholas em casa, vencendo uma equipa diferente em cada ocasião: Atlético de Madrid (4-2, Março de 2000, Taça UEFA), Celta de Vigo (2-1, Março de 2000, UEFA). Copa), Deportivo de La Coruña (3-1, outubro de 2002, Liga dos Campeões) e Osasuna (3-1, novembro de 2006, Copa Uefa).
PSV Eindhoven-Arsenal (18h45)
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, ficou satisfeito com o fato de os Gunners terem conquistado o primeiro lugar do grupo ao derrotar o Lens por 6 a 0, mas desafiou seus jogadores a aproveitar esse sucesso. “Estou muito feliz”, disse ele. “Tivemos a oportunidade de nos qualificarmos e vencermos o grupo. Fizemos isso de uma forma excelente. Os jogadores merecem muito crédito. Fizemos o trabalho que nos era exigido: estar lá em Fevereiro. Agora a equipa tem que continuar evoluindo e sendo consistente.” Não cair na mesma armadilha da fase de grupos da Liga Europa da época passada – onde foi derrotado pelo PSV depois de confirmar a qualificação para os oitavos-de-final – representaria certamente o tipo de progresso que Arteta procura.
Fatos da partida: O PSV venceu apenas dois dos nove jogos europeus da Uefa contra o Arsenal (3E 4D), perdendo por 4 a 0 no início desta temporada na Liga dos Campeões. Ambas as vitórias, porém, aconteceram nos últimos dois jogos em casa: 1 a 0 na Liga dos Campeões de 2006-07 e 2 a 0 na Liga Europa da temporada passada.
O Arsenal não venceu nas últimas três visitas europeias importantes à Holanda (1E 2D), desde a vitória por 2-1 sobre o Ajax, em Setembro de 2005, na Liga dos Campeões da UEFA.
Manchester United x Bayern (21h)
O United precisa vencer e torcer para que o outro jogo deste grupo termine empatado se quiser chegar às oitavas de final – uma tarefa difícil contra o vencedor do Grupo A. O médio Bruno Fernandes insiste que podem dar o último passo se melhorarem a sua capacidade de decisão após o empate 3-3 com o Galatasaray. “Temos que manter a cabeça erguida e entender que se trata de encontrar o passe certo para o jogador que está livre, tentar levar [a bola] para aquele que está na melhor posição e não aproveitar nós mesmos a chance. a equipe primeiro”, disse ele.
Fatos da partida: O Manchester United venceu apenas duas de suas 12 partidas na Liga dos Campeões da Uefa contra o Bayern de Munique (5E 5D), vencendo a final de 1999 e uma partida eliminatória em casa em 2009-10. Enquanto isso, o Bayern de Munique venceu apenas uma das cinco partidas fora de casa na Liga dos Campeões da UEFA contra o Man Utd (3E 1D), vencendo por 1 a 0 em abril de 2001 com um gol de Paulo Sergio.
Copenhaga – Galatasaray (21h00)
O Copenhaga somou quatro pontos nos últimos dois jogos, depois de ter seguido a vitória sobre o Man United com um empate no terreno do Bayern, o que significa que terá um lugar garantido nos oitavos-de-final caso vença o Galatasaray. O médio Rasmus Falk já estava ansioso por esta decisão após o empate em Munique, dizendo: “Foi um ponto muito importante para nós, por isso podemos terminar o trabalho em casa. O nosso objectivo é continuar na Liga dos Campeões. O jogo contra o Galatasaray será uma loucura. Sabemos do que precisamos e daremos tudo para manter nossa vaga no torneio.”
Fatos da partida: O FC Copenhagen receberá o Galatasaray para uma partida europeia apenas pela segunda vez, derrotando o time turco por 1 a 0 em novembro de 2013, em um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.
O Galatasaray está invicto nos três jogos europeus em casa frente a equipas dinamarquesas (P3 V2 E1), mas não venceu em ambas as visitas, uma derrota por 1-0 para o FC Copenhagen em 2013 e um empate 1-1 com o Randers FC nas eliminatórias da Liga Europa em 2021 .
Nápoles – Braga (21h00)
O extremo do Braga, Álvaro Djaló, mostrou-se optimista, já que a equipa portuguesa manteve vivas as esperanças de qualificação com um empate 1-1 frente ao Union Berlin, apesar de ter jogado uma hora com apenas dez jogadores. “Mesmo com apenas dez jogadores, conseguimos trabalhar muito bem colectivamente e somar um ponto”, afirmou. “A qualificação é difícil, o Nápoles é um adversário complicado, mas vamos manter a nossa identidade, jogar de igual para igual e ir até Itália para vencer, naquele que será um jogo de tudo ou nada.” O Napoli, porém, só precisa de um empate para garantir a vaga nas oitavas de final.
Fatos da partida: O único encontro anterior entre Napoli e Sporting Braga foi no MD1 da Liga dos Campeões da UEFA desta temporada, com a equipe italiana vencendo por 2 a 1 em Braga. O Sporting Braga perdeu os últimos seis jogos europeus importantes frente a equipas italianas, sendo esses jogos na Taça UEFA, Liga Europa, Liga Conferência e Liga dos Campeões. A última vitória foi em fevereiro de 2007, uma vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Parma, pela Copa da Uefa.
União Berlim – Real Madrid (21h00)
O Real Madrid garantiu o primeiro lugar após a vitória por 4-2 sobre o Napoli, o que significa que tudo depende do Union, que completa a sua primeira campanha na Liga dos Campeões com um empate estelar, e sabendo que um lugar na Liga Europa ainda está em disputa. “O que poderia ser melhor do que jogar contra o Real Madrid diante de 70 mil torcedores no Olympiastadion?” disse o meio-campista Robin Gosens. “Contra o Real temos que colocar tudo na mesa para tentar chegar à Liga Europa. É um jogo de tudo ou nada em casa contra o Real, um time que é o símbolo da Liga dos Campeões”.
Fatos da partida: O FC Union Berlin enfrentará o Real Madrid pela segunda vez, depois de perder por 1 a 0 no MD1 da Liga dos Campeões da UEFA desta temporada. Na verdade, este é o único jogo europeu anterior contra uma equipa espanhola.
O Real Madrid venceu apenas um dos primeiros 15 jogos fora de casa na Liga dos Campeões da UEFA, na Alemanha (4E 10D), mas desde então venceu seis das últimas 11 viagens (2E 3D), embora tenha perdido por 3-2 para o RB Leipzig no jogo mais recente em Alemanha na temporada passada.
Inter x Real Sociedad (21h)
Imanol Alguacil está se divertindo com a disputa da Real Sociedad pelo primeiro lugar com os gigantes italianos, com ambas as equipes já classificadas e cada uma com 11 pontos. “Você pode imaginar o que significa, não é, poder chegar à última rodada dependendo de si mesmo”, disse o técnico do La Real. “Essa é a melhor notícia. Além disso, num grupo forte e difícil da Liga dos Campeões, ainda não perdemos nenhum jogo e isso significa que a equipa está a jogar e a competir muito bem. Vamos ver se conseguimos manter este nível porque não é vai ser fácil, mas vamos conseguir.”
Fatos da partida: O Inter deve receber o Real Sociedad em um jogo europeu pela primeira vez desde que o derrotou por 3 a 0 em uma partida da Copa da Uefa em setembro de 1979. O Real Sociedad venceu apenas uma de suas nove partidas importantes na Europa contra times italianos (D4 L4), derrotando o Inter por 2 a 0 em casa na Copa da Uefa em outubro de 1979; eles não vencem há quatro jogos fora (1E 3D).
Salzburgo – Benfica (21h00)
O Benfica ainda pode ultrapassar o Salzburgo pelo terceiro lugar, depois do emocionante empate 3-3 com o Inter, reflectiu o herói do jogo, João Mário, antes de voltar a sua atenção para a missão final. “Isto é um reflexo da nossa campanha na Liga dos Campeões esta temporada”, disse ele. “Pagamos caro por alguns erros e nesta competição é assim. Há uma pequena chance de chegar à Liga Europa. É isso que almejamos e vamos continuar tentando porque se conseguirmos ter um primeiro tempo como este contra um time forte como o Inter, você tem que pelo menos tentar fazer o mesmo contra o Salzburgo.”
Fatos do jogo: O FC Red Bull Salzburg venceu três dos seus cinco principais jogos europeus contra adversários portugueses (1E 1D), batendo três equipas diferentes: Sporting CP em 1993 na Taça Uefa, Vitória Guimarães em 2017 na Liga Europa e Benfica no início deste ano. temporada na Liga dos Campeões.
Este é o primeiro grande jogo fora de casa do Benfica nas competições europeias, na Áustria, desde que derrotou o FC Wacker Innsbruck, por 4-0, em Setembro de 1971, num jogo da Taça dos Clubes Campeões Europeus, com Eusébio a marcar um dos quatro golos desse dia.